Artigos » Sua mente inconsciente está a cargo de sua vida

Sua mente inconsciente está a cargo de sua vida

Autor: Dr. Bruce Lipton
Fonte: www.actinstitute.org

Uma nova perspectiva do porquê de sermos o que somos, foi introduzida por alguns biólogos moleculares renomados. O primeiro deles é ex-professor de medicina na Universidade de Stanford, o Dr. Bruce Lipton.Ele diz que a nova ciência da epigenêtica mostrou que nossos genes são de fato controlados e manipulados pela forma como a nossa mente percebe e interpreta o nosso meio ambiente. Antigamente a ciência acreditava que eram os nossos genes que determinam nossas características é que os nossos genes formavam quem e como somos.
As novas descobertas cientificas dão um grande passo e revelam que podemos mudar muitas coisas sobre o jeito que somos, inclusive nossa saúde, mudando a forma de como interpretamos os acontecimentos e situações que acontecem conosco. Por exemplo: o Dr. Lipton mostra que, se interpretar as coisas de uma forma positiva, começamos a viver vidas mais saudáveis e com melhor qualidade, independente da composição genética na qual nascemos. Uma nova atitude, positiva ou negativa, envia novas mensagens para as células do nosso corpo e podem realmente reprogramar a sua saúde e comportamento. Ele pode até mesmo alterar a estrutura celular, transformando células doentes em células saudáveis.
Esta nova ciência acaba com a velha tradição científica, baseada na física newtoniana, que o corpo é apenas um dispositivo mecânico, e realmente reconhece que mente e o espírito também desempenham um papel em que estamos. (Nem pense em perguntar quanto tempo de pesquisa levou-se para provar isso!). Dr. Lipton explica que existem duas mentes distintas que criam o que ele chama de voz controle do corpo. Há uma mente consciente que pode pensar livremente e criar novas ideias "fora da caixa". Depois, há a mente insconsciente, que é basicamente um super computador carregado com um banco de dados de comportamentos programados, a maioria dos quais adquiridos antes de atingir a idade de seis anos.
A mente inconsciente não pode mover-se fora de seus programas fixos é que reage automaticamente a situações com as suas respostas comportamentais previamente armazenadas. E (aqui está o X da questão), ela funciona sem o conhecimento ou controle da mente consciente. é por isso que geralmente não sabemos o porque fazemos e agimos de certa maneira, na verdade a maioria das vezes nem sequer somos conscientes de que estamos agindo inconscientemente.
Estudos da década de setenta mostram que nosso cérebro começa a se preparar para a ação pouco mais de um terço de um segundo antes de decidir agir conscientemente. Em outras palavras, mesmo quando "pensamos" que estamos conscientes, é nossa mente inconsciente que está realmente fazendo as nossas decisões para nós.E parece que a mente inconsciente está em execução no seu modo de piloto automático, 95% do tempo!
Os neurocientistas têm demonstrado que a mente consciente fornece 5% ou menos da nossa atividade cognitiva (consciente) durante o dia e 5% dizem que é para as pessoas mais conscientes, muitas pessoas operam em apenas consciência de 1%. Dr. Lipton também diz que a mente inconsciente opera em 40 milhões de bits de dados por segundo, enquanto que os processos mentais conscientes de apenas 40 bits por segundo. Assim, a mente inconsciente é muito mais poderosa do que a mente consciente, e é a mente inconsciente que molda o modo como vivemos a nossa vida. Os cientistas mostram que a maioria de nossas decisões, ações, emoções e comportamentos dependem de 95% da atividade do cérebro que está além de nossa consciência, o que significa que 95% à 99% da nossa vida vem da programação em nossa mente inconsciente.
Osho falou sobre isso há mais de 40 anos, mas é mais óbvio quando você ouve as estatísticas científicas que comprovam isto, não é mesmo? Então, a nossa vida reflete a nossa programação inconsciente. Isto é porque o trabalho do inconsciente é criar realidade baseada no programa que foi gravado, ou seja, para provar o programa verdadeiro. Então se você tem programação negativa no seu inconsciente, o Dr. Lipton diz que 95% do tempo você vai recriar essas experiências negativas em sua vida. Quanto de vocês já dedicaram o tempo para verificar seus pensamentos inconscientes?
A maioria dos nossos programas que estão gravados na nossa mente inconsciente são baseados na negatividade. Por exemplo: Medo do que as outras pessoas estão pensando de nós, o medo de não ser amado e respeitado, medo de falar em público, medo do sucesso e de não achar que merece etc. Então é como sair deste ciclo interminável de programas antigos e começar a ser mais consciente?
Por causa do poder da mente inconsciente (um milhão de vezes mais poderosa do que a mente consciente), a quantidade de tempo que está sendo executado nos (95% à 99%), Lipton diz que é preciso muito mais o que o pensamento positivo para sair deste programa. Porque assim que você esqueça de ser consciente, o inconsciente está de volta no comando novamente. Isso soa familiar? Ele sugere a hipnoterapia, meditação ou outras abordagens de reprogramação. E, de fato, no campo da neurociência, uma série de experimentos com meditadores budistas têm mostrado que as pessoas podem realmente mudar a estrutura do cérebro (independentemente da idade), criando novos caminhos neurais apenas pelo pensamento consciente. A mesma pesquisa também mostra, a propósito, que as pessoas que meditam regularmente têm maior imunidade e menor pressão arterial, entre outros benefícios de saúde.
Então, o que você está esperando? Osho foi descrito mais de 300 técnicas de meditação em seus livros diferentes. Ele diz que há uma técnica para atender a cada tipo de homem ou mulher, você só tem que experimentá-los e encontrar o estilo melhor para você.


« Voltar aos artigos