Artigos » Importância do Planejamento Estratégico

Importância do Planejamento Estratégico

O planejamento estratégico é uma ferramenta essencial para uma organização na medida em que permeia os processos de gestão, comunicação e decisão, como melhor forma para alcançar os resultados desejados.

Muito mais que ações, o planejamento é composto por visões, precisões, estratégias, controles, definições e motivação, com vistas a um único objetivo.

De forma simplificada, um planejamento estratégico deverá possuir uma premissa: objetivo, onde a organização quer chegar, uma trilha; a definição dos caminhos a serem seguidos; flexibilidade para adequar-se aos percalços dos caminhos; controle indicadores para avaliar os processos; e tomada de decisões baseadas em fatos, visando a melhor solução.

Em primeiro lugar, porém, é importante entender que toda e qualquer organização está em processo constante de adaptação. Afinal as mudanças ocorrem há todo o momento, em virtude das interferências, especialmente, externas sofridas pelas organizações. Entre elas, pode-se destacar: o mercado, a tecnologia, a sociedade, a concorrência, a globalização e o cliente.

A partir deste entendimento, é possível iniciar a criação de um planejamento estratégico e o primeiro passo é a previsão. Isso quer dizer que é necessário ampliar o foco da visão, enxergar alem do que está mais evidente. Assim, será possível tentar, ao máximo, sobrepor os limites. Afinal, os maiores problemas, na maioria das vezes, não estão evidentes. Por isso, é tão importante tentar prevê-los e propor alternativas para saná-los.

Outro aspecto primordial é a motivação da equipe, afinal o objetivo só será alcançado se todos estiverem empenhados nesse propósito. Isso quer dizer que o foco não deverá estar nos problemas ou somente nos objetivos individuais. A equipe precisa entender que todos têm o mesmo objetivo, que é alcançar os resultados que a empresa espera. Dessa forma, precisam trabalhar juntos para alcançar os mesmos resultados.



« Voltar aos artigos