Artigos » Uma ação por dia

Uma ação por dia

Autor: Heloisa Capelas
Fonte: Site Somos Todos Um

Um novo ano se inicia. Esse é um bom momento para olhar para si mesmo e refletir: quais ações você pretende colocar em prática para alcançar tudo o que deseja em 2015? O início de ano aponta diversas pesquisas, é uma das melhores épocas para as mudanças profissionais. Um novo desafio, uma nova área, uma promoção, entre tantas outras possibilidades, estão à sua espera, se você compartilha destes objetivos. Mas, não basta apenas esperar pela virada do mês no calendário, não é mesmo? Esforço, tempo e dedicação são sempre necessários. Então, a pergunta que quero lhe fazer é: o que você pode fazer hoje para começar a concretizar a sua meta? É hoje. Agora mesmo, você pode dar um pequeno passo. E amanhã? Nenhuma conquista acontece sem planejamento e, principalmente, sem comprometimento. Propus essas questões para chamar a sua atenção para algo de extrema importância: as transformações que deseja têm, como ponto de partida, sua consciência e suas ações. Então, se a sua meta é modificar algum aspecto profissional, vale a pena que você investigue precisamente aquilo que pretende mudar e, ainda, como deseja concretizar essa mudança.
O que você realmente deseja?
Observe que, para muitos profissionais, promoções e aumentos salariais traduzem, por si só, um maior reconhecimento ao trabalho que desempenham. Agora, questiono: será que isso é suficiente para que se sintam também indispensáveis à equipe? Para que mantenham a motivação e o desempenho? E, mais: para que se sintam verdadeiramente apreciados (caso esta seja sua principal busca)? Por sua vez, tantos outros trabalhadores mudam frequentemente de emprego sem nunca identificar o que, de fato, gera esse comportamento. Muitos, certamente, desejam e, por isso, ficam plenamente satisfeitos com as mudanças contínuas; outros repetem à exaustão esse mesmo padrão e, ao final de mais um ciclo, experimentam emoções negativas. Em ambos os casos, o que fala mais alto é a individualidade. O que é bom para uns, pode não funcionar para outros. Por isso mesmo, a busca pela transformação se inicia internamente. Antes de determinar metas, é importante avaliar, de forma consciente, o que movimenta e alimenta essas vontades. Retomando o primeiro exemplo, cabe ao profissional identificar qual é sua verdadeira motivação: ele deseja a promoção por que está pronto para conquistar mais responsabilidades? Ou apenas busca melhor salário? O salário lhe trará de fato o reconhecimento que busca? Ou feedbacks mais bem dados atendem melhor a esse objetivo? Ao realizar essa auto-observação, com honestidade e profundidade, ele, assim como qualquer outro profissional em busca de mudanças, se torna capaz de estipular melhor os próprios objetivos para traçar os caminhos que os levarão a eles.
Dia após dia
Como eu disse antes, sua consciência e atitudes são o ponto de partida da transformação que deseja. O ato de olhar para si mesmo, praticado constantemente, estimulará seu autoconhecimento e lhe ajudará a estabelecer metas reais. Por sua vez, seu comportamento o levará a alcançá-las. Como? Bem, todos os dias faça uma ação por você. Comece pelo simples, mas pratique diariamente. E, enquanto estiver percorrendo essa jornada, carregue consigo uma dica valiosa: a cada cinco passos em direção às suas conquistas, presentei a si mesmo. Você deve ser o seu principal motivador, então, reconheça-se! Leve-se para passear ou se dê uma massagem, por exemplo. Lembre-se sempre que, quando você sabe onde, como e com quem quer chegar, o seu caminho se torna mais leve e pleno. Mais que isso, você passa a liderar a si mesmo na direção que deseja seguir. Pratique mudanças que floresçam no seu interior e alcancem seu comportamento e suas relações. 


« Voltar aos artigos